The path to business success.
Success in business is achieved with the effective management of the following pillars:
|1º Pilar: Vendas | 2º Pilar: Financeiro | 3º Pilar: Compras | 4º Pilar: Estoque | 5º Pilar: Fluxo de caixa | 6º Pilar: Logística | 7º Pilar: Produção | Blog |
Bem-vindo(a) ao universo fascinante da gestão de uma padaria, onde o aroma sedutor de pães frescos e doces recém-saídos do forno se mistura com os desafios diários de garantir o sucesso do negócio. Se você é um empreendedor ou um entusiasta do ramo, certamente compreende a importância de enfrentar com maestria os sete pilares essenciais para uma gestão eficaz: vendas, financeiro, compras, estoque, fluxo de caixa, logística e produção.
Quantas perguntas positivas sua empresa consegue responder?
01
Sua padaria consegue reservar 10% das vendas do mês atual e manter os gastos entre 80% e 90% do valor total recebido? [ ] sim | [ ] não
03
Sua padaria consegue acompanhar as vendas diárias recebidas e a receber por forma de pagamento? [ ] sim | [ ] não
05
Sua padaria monitora as despesas com a compra de matérias-primas e produtos para revenda, visando manter os gastos mensais iguais ou inferiores a 50% do faturamento do mês atual? [ ] sim | [ ] não
07
Sua padaria monitora as despesas não operacionais para assegurar uma lucratividade operacional superior a 10% sobre as vendas ou faturamento do mês atual? [ ] sim | [ ] não
09
Sua padaria utiliza fichas técnicas que permitem a pré-pesagem, o acompanhamento dos custos e a programação das compras? [ ] sim | [ ] não
02
Sua padaria consegue registrar as vendas por produto, identificando e classificando as vendas conforme a curva ABC? [ ] sim | [ ] não
04
Sua padaria acompanha os valores recebido (acumulados) do 1º dia do mês até o dia atual? [ ] sim | [ ] não
06
Sua padaria acompanha as despesas operacionais para garantir gastos menor ou igual a 30% sobre o recebimento, no mês corrente? [ ] sim | [ ] não
08
Sua padaria possui uma lista de produção que possa ser confrontada com o volume de vendas? [ ] sim | [ ] não
10
Você acredita que a lucratividade pode ser alcançada através do registro de vendas e controle dos gastos? [ ] sim | [ ] não
Desafios recorrentes que atrapalham a gestão de padarias:
O empreendedor perde muito tempo:
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executando processos de compras urgentes, por falta de insumos;
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lançando novos produtos, sem a devida apuração dos custos e formação de preços;
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tratando erros na produção, por falta fichas técnicas, pré-pesagem e programação da produção;
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executando pagamentos diários em detrimento do registro das vendas, recebimentos e despesas com foco em garantir a lucratividade esperada.
Tudo que você leu até agora fez sentido?
A resposta sendo SIM, continue lendo os conteúdos que disponibilizamos para você e envie suas dúvidas pelo chat. Mas, se NÃO fez sentindo porque não sabe como executar as prioridades, estamos à disposição.
1st Pillar: Sales Management

Garantir a lucratividade.
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Sua padaria registra 100% das vendas em um ERP?
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Registra os pagamentos e recebimentos?
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Contem as compras em menos de 50% do recebimento mensal?
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Contém as despesas operacionais em 30% do recebimento mensal?
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Provisione lucro de 10% a 20% diariamente.

Acompanhar compras.
- Garantir a qualidade dos fornecedores;
- Garantir preços competitivos;
- Estabelecer processos de compra e recompra eficientes;
- Gerenciar o estoque eficientemente;
- Monitorar os resultados do processo de compras com foco em pagar no mês corrente menos de 50% do montante recebido.

Registrar 100% das vendas.
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Registrar todas as vendas com foco na curva ABC;
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Garantir margem de contribuição mínima (MC) de 40% (CMV de 60%) para produtos de revenda e MC mínima de 60% (CMV de 40%) para produção própria;
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Eliminar produtos que representam 5% das vendas e com baixa movimentação.

Acompanhar despesas.
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Classifique as despesas entre operacionais e não operacionais;
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As despesas operacionais são dividias em administrativas, comerciais, financeiras e com pessoal;
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As despesas não operacionais agrupam retiradas de lucros, empréstimos e investimentos;
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Companhe as despesas operacionais em 30% sobre o mentante recebido, no mês corrente.

Acompanhar recebiveis.
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Colha assinatura e CPF de todas as Vendas a Receber;
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Utilize relatório de contas a receber para apurar os recebimentos acumulados no mês atual;
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Acompanhe o montante acumulado recebido do 1º ao último dia do mês;
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Sem o indicador de recebimentos, não é possível garantir a lucratividade.

Acompanhe a produção
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Controle de fichas técnicas;
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Implantação da pré-pesagem;
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Lista de produtos para a produção;
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Programação semanal da produção;
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Confrontar produção com vendas;
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Controle de desperdícios.
1st Pillar: Sales Management
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Make sales with sustainable profit margin;
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No use selling and not receiving;
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Keep track of sales volume, accounts receivable and receipts.
Read the following articles that cover topics such as the importance of sales management, customer service, the recurring problems of the sales industry, customer relationships and care in closing sales.
2nd Pillar: Financial Management
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Make financial decisions, POSITIVE, with a focus on profit;
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Avoid making NEGATIVE financial decisions, resulting in losses and/or indebtedness.
Read articles that cover topics with a focus on teaching you how to make positive financial decisions.
3rd Pillar: Purchasing Management
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Make programmed purchases and reduce the time with the repurchase process;
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Do not buy more than the sum of the Costs of Goods Sold (COGS).
Read the articles that present the objectives of the purchasing sector. As with the types of purchasing processes, recurring errors. Also, we will show how purchases influence profitability.
4th Pillar: Inventory Management
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Keep a sufficient balance in stock so that there is no shortage of products for sale;
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Buy before zero stock;
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Liquidate stocks without turnover;
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Do not immobilize profit, in stock.
Read the articles that present techniques on how to control stocks, registrations and product movements.
5th Pillar: Cash flow management
The effective entrepreneur is the one who manages his business with a focus on ensuring that the inflows of financial resources are greater than the outflows.
Read the articles that present methods of controlling accounts payable, receivable, collection and care at the time of closing sales.
6th Pillar: Management of delivery logistics
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Check the goods before receiving them;
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Organize the stock with a focus on the movement of goods;
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Record delivery confirmation.
Read articles that present logistics management methods.
7th Pillar: Marketing Management
Create focused campaigns:
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in the product;
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in price;
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in the square;
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in promotion;
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in the process;
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in palpability;
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in people;
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and in productivity.
Read the articles that introduce the 8 Ps of marketing.


