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Conheça a ferramenta que pode mudar completamente a gestão de sua empresa: análise de curva ABC!

Atualizado: 28 de abr. de 2023


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A análise de curva ABC de vendas é uma ferramenta incrível que pode transformar a gestão de vendas de uma empresa, identificando quais produtos e serviços têm maior impacto nos resultados. Priorize seus esforços nas coisas certas e leve seu negócio para um próximo nível!


Você já ouviu falar na análise de curva ABC de vendas? Essa ferramenta é incrível e tem o potencial de transformar completamente a gestão de vendas de uma empresa!


Sabe aquela sensação de que nem todos os produtos ou serviços vendidos têm a mesma importância, ou impacto nos resultados? A análise de curva ABC consegue evidenciar exatamente isso, identificando quais produtos e serviços são os grandes responsáveis pelas vendas de uma empresa e quais têm um impacto menor.


Isso ajuda na definição de prioridades, para a empresa poder concentrar seus esforços nos produtos que mais têm impacto nas vendas e maximizar seus resultados.


Conheça, a seguir, o passo a passo da elaboração do relatório de curva ABC por venda:

  1. Apure o total de vendas por produto em um período específico (mínimo 30 dias e máximo 180 dias);

  2. Organize os produtos vendidos em ordem decrescente por valor de vendas dos produtos, ou seja, o primeiro produto da lista será aquele com maior montante de vendas e o último com menor montante de vendas no período escolhido;

  3. Calcule a representatividade de cada produto em percentual do total de vendas;

  4. Calcule a representatividade acumulada em percentual do total de vendas, assim, somamos a representatividade do 1º produto com o 2º, encontrando o percentual acumulado de ambos, na segunda linha do relatório. Logo, se o 1º produto representa 5% das vendas e o 2º produto representa 3% o valor percentual acumulado será de 8%. Isto, significa que o 1º e 2º produtos representam juntos 8% do total de vendas;

  5. Os produtos de classe A são aqueles que iniciam na primeira linha até a linha com percentual acumulado de 70%. Dessa forma, identificaremos os produtos que juntos representam 70% do total de vendas;

  6. Os produtos de classe B representam 20% das vendas, a partir da linha de percentual acumulado maior que 70% até a linha que indica 90% do total das vendas;

  7. Os produtos de classe A e B representam juntos 90% do total das vendas e normalmente acumulam uma quantidade de produtos muito menor que aqueles de classe C;

  8. Os produtos de classe C representam 10% das vendas, a partir da linha de percentual acumulado maior que 90% até a última linha do relatório.

Veja o exemplo de um relatório de curva ABC de vendas por produto, a seguir:

DESCRIÇÃO:

VALOR:

VALOR ACUMULADO:

%:

% ACUMULADO:

CLASSE ABC:

001

Produto

R$ 20.000,00

R$ 20.000,00

10%

10%

Classe A

...

​...

...

...

...

...

Classe A

030

Produto

R$ 15.000,00

R$ 141.780,10

7%

70%

Classe A

031

Produto

R$ 11.500,00

R$ 153.280,10

6%

76%

Classe B

...

​...

...

...

...

...

Classe B

124

Produto

R$ 8.543,00

R$ 182.288,70

4%

90%

Classe B

125

Produto

R$ 5.435,00

R$ 187.723,70

3%

93%

Classe C

...

​...

...

...

...

...

Classe C

545

Produto

R$ 154,00

R$ 202.543,00

0,08%

100%

Classe C

R$ 202.543,00


Além disso, a análise de curva ABC também consegue apontar quais são os clientes mais importantes da empresa, aqueles que mais contribuem para o faturamento. Utilizando o mesmo passo a passo, acima, mas agrupando vendas por cliente.


Essa ferramenta também pode ser usada para identificar gargalos na produção e logística da empresa, evitando a falta de produtos ou excesso de estoque. Ou seja, ela é fundamental para a gestão eficiente de uma empresa!


Então, se você quer levar seu negócio para um próximo nível e garantir que está focado nas coisas certas, não deixe de usar a análise de curva ABC de vendas. Você certamente vai se surpreender com o impacto que essa ferramenta pode ter nos resultados da sua empresa!


Aqui estão algumas dicas para analisar relatórios de curva ABC de vendas:


  1. Comece identificando os produtos ou serviços que juntos representem 70% das vendas e coloque-os na classe A. Esses itens representam a maioria das vendas da empresa e devem ser priorizados em termos de atenção e esforços de vendas;

  2. Em seguida, identifique os produtos ou serviços que contribuem com 20% das vendas, classificado-os na classe B. Ainda são importantes, mas não tão cruciais quanto os itens da classe A;

  3. Os produtos ou serviços das classes A e B, representam, juntos, 90% das vendas;

  4. Por fim, identifique os produtos ou serviços, com o menor impacto (10% de representatividade) nas vendas, colocando-os na classe C. Esses itens são menos prioritários, mas ainda podem representar uma parte importante do faturamento da empresa;

  5. Efetue uma análise mais detalhada dos produtos e serviços de cada classe. Isso pode incluir coletar informações sobre sua margem de lucro, tempo de vida útil, mercado-alvo e ações de marketing planejadas;

  6. Utilize a curva ABC para identificar padrões de compra dos clientes, segmentando-os por seu volume de compras. É possível, por exemplo, criar campanhas específicas para os clientes que compram mais frequentemente ou que compram produtos das classes A e B;

  7. Utilize a curva ABC para fazer uma análise da rentabilidade de cada produto ou serviço da empresa, analisando quanto cada produto ou serviço contribui para o faturamento geral e o lucro líquido;

  8. Utilize a análise para definir objetivos e metas financeiras, planejando ações específicas para aumentar as vendas dos produtos mais importantes e rentáveis da empresa.

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