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Saiba o que podemos fazer pela sua empresa.

Planos de ações:

O que é plano de ação?

Um plano de ação é um conjunto de tarefas, organizadas em um cronograma de entregas. Ele pode ser criado para resolver um problema específico. Mas também é utilizado para organizar as ações necessários para solucionar vários problemas simultaneamente. Logo, os planos de ações são elaborados em períodos semanais, quinzenais, mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais ou anuais. 

Como a 5 Ideias Consultoria elabora os planos de ações?

Nossa empresa utiliza a metodologia do PDCA, agrupando nossas ações em quatro fazes cíclicas até que o(s) problema(s) seja(m) resolvido(s). Mas vamos entender cada uma delas, a seguir:

1ª ETAPA - Planejar:

1. Planejar com PACIÊNCIA para fazer até o fim:
O objetivo desta etapa é descrever: 

- o que será feito; 

- como as ações devem ser realizadas; 

- quem será responsável por cada ação;

- e quando cada ação deverá ser concluída. 

 

Mas esta etapa é dividida em 3 (três) passos:

1.1. Diagnosticar:
1.1.1. Listar todos os problemas;

1.1.2. Identificar as pessoas que podem ser fonte de informação.

1.2. Medir:
1.2.1. Agendar reuniões para coleta de informações;

1.2.2. Coletar o máximo de informações possível de todos os problemas, listados;

1.2.3. Implantar ações emergenciais para contenção dos problemas, identificados;

1.2.4. Acompanhar os processos geradores de problemas como foco em quantificar os resultados.

 

Obs.: Em algumas situações, não é possível identificar a causa raiz dos problemas. Assim precisamos acompanhar os processos para identificar porque os problemas ocorrem.

1.3. Analisar:
1.3.1. Analisar as informações coletadas;

1.3.2. Elaborar um cronograma de propostas de ações com foco na solução dos problemas;

1.3.3. Apresentar plano de ações ao cliente (contratante);

1.3.4. Negociar assinatura do contrato de prestação de serviços;

1.3.5. Avançar para a próxima etapa.

2ª ETAPA - Dirigir:

2. Distribuir para aqueles com a PAIXÃO dê fazer bem:


O maior desafio da execução de planos de ação é a resistência a mudanças por parte da equipe. Logo, é fundamental envolver os funcionários na execução do plano de ação.

2.1. Responsabilizar:
2.1.1. Identificar quem será responsável por cada ação, descrita no plano, incluindo a consultoria e os sócios;

2.1.2. Explicar as ações, aos responsáveis.

2.2. Executar:
2.2.1. Ouvir as opiniões e sugestões dos responsáveis;

2.2.2. Permitir que os responsáveis, pelas ações, testem suas sugestões.

 

Obs.: Os funcionários devem se sentir como parte da solução. Assim, reduzimos a resistência às mudanças.

3ª ETAPA - Controlar:

3. Acompanhar com a POLIVALÊNCIA para encontrar soluções criativas:


Muitas empresas sabem como elaborar planos de ação para resolver os problemas operacionais. Mas, a maioria delas, falham no acompanhamento das ações. Pois, ao pensar em uma ação é necessário definir quais números serão utilizados para medir os resultados.

 

3.1. controlar:
3.1.1. Definir como medir os resultados de cada processo (fonte dos problemas);

3.1.2. Acordar com a consultoria o período (semanal, quinzenal ou mensal) de acompanhamento do plano de ações;

3.1.3. Justificar as ações que não foram concluídas no prazo planejado;

3.1.3.1. Programar novo prazo de entrega, das ações não concluídas no prazo;

3.1.4. Analisar os resultados das ações entregues no prazo;

3.1.5. Propor ações adicionais para ajustar o plano de ações com foco nos resultados esperados.

3.2. avaliar:
3.2.1. Avaliar as informações coletadas durante a execução do plano de ação;

3.2.2. Avançar para a próxima etapa.

4ª ETAPA - Agir:

4. Decidir com a PERSISTÊNCIA para fazer de novo:


Agora é ora de decidir se as ações resolveram o problema ou não.

4.1. Padronizar:

4.1.1. Identificar os resultados dos processos, após a solução dos problemas;

4.1.2. Elaborar manuais de padronização quando necessário;

4.1.3. Treinar a equipe, na execução do novo processo.

4.2 Reavaliar:
4.2.1. Coletar informações para compreender porque as ações, planejadas, não resolveram os problemas;

4.2.2. Definir novas ações para buscar a solução dos problemas;

4.2.3. Criar ações até solucionar todos os problemas.

Nossa consultoria não opera milagres com o método PDCA. Mas estamos PREPARADOS para fazer tudo que for necessário para atingir os resultados esperados. Em outras palavras, o PDCA é um ciclo de tentativas para resolver qualquer problema. Visto que, a 5 Ideias Consultoria irá propor ações até conseguir encontrar o melhor processo com foco nos resultados esperados.

Gestão de projetos:

A 5 Ideias Consultoria pode ser contratada para gerenciar os projetos de reestruturação da sua empresa. Assim como a equipe responsável pela execução do Plano de ação.

O que é projeto?

Projeto, é um conjunto de planos de ação e/ou processos com tempo limitado para conclusão. 

O que é gestão de projetos?

Á gestão de projetos deve ser realizada por um líder que é responsável pelo acompanhamento das ações e avaliação dos resultados. Em outras palavras o gestor do projeto deve garantir que as ações sejam cumpridas em conformidade com os custos, tempo e escopo planejado.

Diagrama de processos:

O diagrama de processo é um método utilizado para apresentar o caminho dos processos, das empresas, em um formato visual e intuitivo.

Conheça o diagrama do processo de consultoria on-line, a seguir:

Diagrama-da-consultoria-on-line_edited.jpg

Planilha personalizada:

Criamos planilhas personalizadas para controlar qualquer processo administrativo, como planilhas para:

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Planilhas personalizadas para a sua necessidade.

Elaboração de POPs:

Criamos Manuais de Procedimento Operacional Padrão (POP) para:

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Treinamento personalizado:

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