Formação de preço de venda e diferença entre Markup e Margem de Contribuição
- 5 Ideias Fred Dias
- 16 de abr. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2023
Neste artigo, compreenderemos a formação de preço de venda e diferença entre Markup e Margem de Contribuição. Apresentaremos, também, os 3 (três) métodos para markup e como associar à margem de contribuição. Mas, primeiro, precisamos conhecer os seguintes conceitos:
Markup é um índice utilizado na formação do preço de venda de um produto ou serviço, que incide sobre o preço de custo.
As empresas podem aplicar o índice do markup ao preço de custo, utilizando 3 (três) métodos, conforme a seguir:
Fórmula 01: Markup adição do percentual desejado
[Preço de Custo] + [Percentual de acréscimos desejado] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] + [100%] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] + [R$ 100,00] = [R$ 200,00]
Observação: esta formulá é utilizada por muitos empreendedores que acreditam (erroneamente) que o percentual do indicador corresponde a margem de contribuição ou margem de lucro bruto. Logo, é necessário compreender a diferença entre markup e margem de contribuição.
Fórmula 02: Markup multiplicador
[Preço de Custo] x [Indicador multiplicador] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] x [2] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] x [2] = [R$ 200,00]
Observação: a fórmula 02 apresenta um método distinto da fórmula 01, que alcança o mesmo resultado. Ou seja, ou acrescentamos 100% ao preço de custo, ou multiplicamos por 2 (dois). Alguns empreendedores, também, confundem (erroneamente) este markup com margem de lucro ou de contribuição.
Fórmula 03: Markup divisor
[Preço de Custo] ÷ [Indicador divisor] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] ÷ [0,50] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] ÷ [0,50] = [R$ 200,00]
Observação: esta é a fórmula mais fácil para acrescentar um markup divisor com foco na margem de contribuição correta, e encontrar o preço de venda. Aprenda a fórmula do indicador do markup divisor, nos próximos tópicos.
Agora que conhecemos os 3 (três ) métodos para calcular o markup, precisaremos compreender que estes indicadores não são iguais à margem de contribuição ou margem de lucro bruto.
O preço de custo é obtido com a soma:
[+] R$ 80,00 | Preço de compra do produto, destacado na Nota Fiscal;
[+] R$ 15,00 | Imposto que incidem sobre os produtos, destacado na Nota Fiscal;
[+] R$ 5,00 | Frete necessário para compra e recebimento das mercadorias.
[=] R$ 100,00 | Preço de custo
Observação: ao compor o preço de custo devemos ter cuidado para não esquecer de incluir os impostos, fretes e qualquer gasto ocorrido no transporte das mercadorias do fornecedor até a sua empresa.
Margem de Contribuição é o resultado da subtração do Preço de Custo do Preço de Venda. Ou seja, é com os recursos financeiros da margem de contribuição que as empresas pagem as despesas necessárias para manter as operações do negócio. O resultado desta operação pode ser lucros ou prejuízos.
Fórmula da Margem de Contribuição:
[Preço de Venda] – [Preço de Custo] = [Margem de Contribuição]
[Total de Vendas] – [Total dos Custos das Mercadorias Vendidas] = [Margem de Contribuição]
CMV – Custo das Mercadorias Vendidas: é obtido pela soma do preço de custos de todas as mercadorias vendidas em um período. Ao subtrair do valor total das vendas, o CMV, encontramos a margem de contribuição como resultado.
Margem de Lucro é o resultado da subtração de despesas da Margem de Contribuição. Ou seja, a margem de lucro ocorre quanto as despesas são menores que a margem de contribuição.
Sabemos que o markup é um indicador que incidimos, sobre o preço de custo para calcular o preço de vendas. Mas, o indicador do markup não corresponde a margem de contribuição. Pois, ela é calculada utilizando o preço de venda como referência, enquanto, o markup utiliza o preço de custo como referência.
Fórmula 01 (Markup Multiplicador):
[Preço de Custo] + [Percentual de acréscimos desejado] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] + [100%] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] + [R$ 100,00] = [R$ 200,00]
Demonstração da Margem de Contribuição:
A [=] R$ 200,00 | Preço de Venda ou Total das Vendas.
B [-] R$ 100,00 | Preço de Custo ou CMV – Custo das Mercadorias Vendidas, que corresponde a 50% (B ÷ A = 50%) do total de vendas e deve ser destinado a compras de reposição de estoques.
C [=] R$ 100,00 | Margem de Contribuição que corresponde a 50% (C ÷ A = 50%) do Preço de Venda.
Observação: muitos empreendedores afirmam que ao comprar um produto a um custo de R$ 100,00 e vender por R$ 200,00, estão aplicando margem de lucro de 100%. Mas, a realidade é que a margem de contribuição é de 50% e a margem de lucro ocorrerá apenas se todas as despesas forem menores que a margem de contribuição.
Enfim, estes empreendedores que confundem markup com margem de lucro, são surpreendidos com margem de contribuição menor que a esperada. Em algumas situações o resultado positivo não ocorre devido o estrangulamento da margem de contribuição e principalmente pelo descontrole das despesas. Assim, o total de gastos pode ser igual ou maior que o total das vendas, apresentando resultado igual a zero ou negativos (prejuízo).
Agora, aprenderemos como utilizar o markup divisor para encontrar o indicador que dividiremos pelo preço de custo e encontrarmos o preço de venda com foco na margem de contribuição necessária.
Formulá para calcular o indicador do markup divisor:
[1] – [Margem de Contribuição desejada ÷ 100] = [Indicador]
Exemplo de situações:
A empresa Alfa deseja acrescentar ao preço de custo um indicador divisor que corresponda a margem de contribuição de 30% sobre o preço de venda:
[1] – [Margem de Contribuição desejada ÷ 100] = [Indicador]
[1] – [30 ÷ 100] = [Indicador]
[1] – [0,30] = [0,70]
Fórmula 03 (Markup Divisor):
[Preço de Custo] ÷ [Indicador divisor] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] ÷ [0,70] = [Preço de Venda]
[R$ 100,00] ÷ [0,70] = [R$ 142,85]
Demonstração da Margem de Contribuição:
A [=] R$ 142,85 | Preço de Venda ou Total das Vendas.
B [-] R$ 100,00 | Preço de Custo ou CMV – Custo das Mercadorias Vendidas, que corresponde a 70% (B ÷ A = 70%) do total de vendas e deve ser destinado a compras de reposição de estoques.
C [=] R$ 42,85 | Margem de Contribuição que corresponde a 30% (C ÷ A = 30%) do Preço de Venda.
Logo, é importante relembrar que a margem de contribuição é sempre menor que os indicadores de markup. Assim, a margem de lucro ocorre apenas quando o total das despesas é menor que o montante acumulado de margem de contribuição. Ou seja, o lucro é o resultado positivo do total de vendas em um mês, menos o total de despesas pagas.
Para facilitar o entendimento e os cálculos de formação de preço de venda com foco na margem de contribuição e markups. Disponibilizaremos uma planilha google on-line para simular a formação de preço de venda, a seguir.

Conforme a tabela, do botão acima, o simulador possibilita inserir o preço de custos nas células da primeira coluna. Assim, torna-se possível calcular com quatro focos:
LINHA 01: Preencha a célula “BRANCA” da COLUNA “Margem de Contribuição %” para encontrar os índices dos markups e preço de venda.
LINHA 02: Preencha a célula “BRANCA” da COLUNA “Margem de Contribuição R$” para encontrar os índices dos markups e preço de venda.
LINHA 03: Preencha a célula “BRANCA” da COLUNA “Preço de Vendas” para encontrar os índices dos markups e “Margem de Contribuição %”.
LINHA 04: Preencha a célula “BRANCA” da COLUNA “Markup (Adição)” para encontrar os índices dos markups, “Preço de Venda” e “Margem de Contribuição %”.

A planilha, acima, apresenta um resumo das principais situações de formação de preço.
Acesse a planilha on-line para calcular o preço de venda, markups e margens de contribuição dos produtos e serviços de sua empresa.
Baixe a planilha em Excel, clicando a seguir:
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