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Margem de lucro dos diferentes negócios

Atualizado: 18 de mar. de 2023

Assista o vídeo e aprenda sobre a margem de lucro de diferentes negócios.

Neste artigo, vamos compreender como tomar decisões com foco na classificação e controle dos gastos. Em primeiro luga, as empresas limitam os gastos com compras a soma dos custos das mercadorias vendidas (CMV). Sabendo que, se os gastos com compras forem maiores que o CMV, o excedente será pago com o lucro e/ou empréstimos. Em segundo lugar, as empresas controlam as despesas operacionais com o objetivo de gerar lucro. Contudo, o mais importante é que o total dos gastos mensais não superem o total de vendas recebidas.


As empresas avaliam seus resultados através da DRE – Demonstração dos Resultados do Exercício. Os resultados são avaliados ao somar o faturamento mensal. Depois diminuir do faturamento o CMV e as despesas operacionais. Sabendo que, o objetivo de uma gestão eficaz é o lucro. Mas antes de aprender como controlar os gastos, precisamos compreender cada linha do DRE, conforme a seguir:

DRE - Demostração de Resultados do Exercício
  • (=) Faturamento Mensal – referente ao valor total das vendas de mercadorias;

  • (-) Custos das Mercadorias Vendidas (CMV) – soma do preço de compra das mercadorias vendidas. Sabemos que, o CMV serve como limite para evitar que as compras comprometam o lucro;

  • (=) Margem de Contribuição (MC) – é a diferença entre o faturamento mensal e o CMV. O valor obtido com a MC é utilizado para pagar as despesas. O resultado após o pagamento das despesas pode ser lucro ou prejuízo;

  • (-) Despesas Operacionais – que corresponde aos gastos necessários para o pagamento das operações da empresa. Estes gastos são controlados com foco na geração de lucros;

  • (=) Lucro – resultado que ocorre quando a diferença entre o MC e as despesas operacionais é maior que zero.

Após compreender todas as informações produzidas pelo DRE, os empreendedores podem tomar decisões mais assertivas. Sabendo que, existem empresas com diversas categorias de margem de contribuição (MC). Cada seguimento empresarial atua com margem de contribuição compatível ao ramo de atividade comercial. Veja a seguir as DRE, conforme as categorias de margem de contribuição:

Empresas classificadas por margem de contribuição:

Empresas com margem de contribuição de 20%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   80.000,00 – [80%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 160,00;

  • (=) R$   20.000,00 – [20%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 40,00;

  • (-) R$   15.000,00 – [15%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$     5.000,00 – [  5%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): fábricas, distribuidoras, atacadistas…


Empresas com margem de contribuição de 30%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   70.000,00 – [70%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 140,00;

  • (=) R$   30.000,00 – [30%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 60,00;

  • (-) R$   20.000,00 – [20%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$   10.000,00 – [10%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): fábricas, distribuidoras, atacadistas, comércio varejista…


Empresas com margem de contribuição de 40%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   60.000,00 – [60%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 120,00;

  • (=) R$   40.000,00 – [40%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 80,00;

  • (-) R$   25.000,00 – [25%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$   15.000,00 – [15%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): atacadistas, comércio varejista, prestadores de serviços…


Empresas com margem de contribuição de 50%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   50.000,00 – [50%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 100,00;

  • (=) R$   50.000,00 – [50%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 100,00;

  • (-) R$   30.000,00 – [30%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$   20.000,00 – [20%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): comércio varejista, prestadores de serviços…


Empresas com margem de contribuição de 60%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   40.000,00 – [40%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 80,00;

  • (=) R$   60.000,00 – [60%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 120,00;

  • (-) R$   40.000,00 – [40%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$   20.000,00 – [20%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): comércio varejista, bares, restaurante, lanchonetes, prestadores de serviços…


Empresas com margem de contribuição de 75%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   25.000,00 – [25%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 50,00;

  • (=) R$   75.000,00 – [75%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 150,00;

  • (-) R$   50.000,00 – [50%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$   25.000,00 – [25%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): comércio varejista, bares, restaurante, lanchonetes, prestadores de serviços…


Empresas com margem de contribuição de 80%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   20.000,00 – [20%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 40,00;

  • (=) R$   80.000,00 – [80%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 160,00;

  • (-) R$   50.000,00 – [50%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$   30.000,00 – [30%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): comércio varejista, varejo de eletrodomésticos, comércio de alimentação, prestadores de serviços…


Empresas com margem de contribuição de 90%

  • (=) R$ 100.000,00 – de faturamento mensal, referente a 500 produtos vendidos por R$ 200,00;

  • (-) R$   10.000,00 – [10%] dos custos das mercadorias vendidas (CMV), referente a 500 produtos comprados por R$ 20,00;

  • (=) R$   90.000,00 – [90%] de margem de contribuição (MC), referente a 500 produtos vendidos com MC de R$ 180,00;

  • (-) R$   60.000,00 – [60%] para pagar as despesas operacionais;

  • (=) R$   30.000,00 – [30%] de lucro.

Empresa que trabalham com esta margem de contribuição (MC): comércio varejista, varejo de eletrodomésticos, comércio de alimentação, prestadores de serviços…

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