Organização do estoque
- 5 Ideias Fred Dias
- 16 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Assista o vídeo, acima.
Neste artigo, aprenderemos como estruturar a organização do estoque. Ele é necessário para que as mercadorias sempre estejam disponíveis para os clientes. A organização do estoque facilita a movimentação das mercadorias com foco na agilidade. Assim, as empresas estruturam um estoque suficiente para atender às demandas dos clientes.
Mas como definir o tamanho do espaço destinado ao armazenamento do estoque?
Para definir a tamanho do espaço destinado ao armazenamento do estoque é preciso planejar a quantidade máxima para cada mercadoria. Desta forma, a empresa pode definir, também, o valor total do investimento necessário para estruturar o estoque.
Existem vários métodos para organizar o estoque que são utilizados conforme a necessidade das empresas. Sendo que, o principal, é estruturar a organização das mercadorias com foco em agilizar as movimentações de entrada (recebimento e organização) e saída (separação e entrega). organizar estoque por região?
Existem empresa de grande porte, que distribuem seus produtos em várias regiões do país. Assim, surge a necessidade de dividir o estoque por região (norte, sul, leste e oeste). Em outras palavras, o galpão é dividido em 4 (quatro) estoque independentes. As compras são realizadas em conjunto para reduzir os custos de aquisição. Mas as mercadorias são organizadas para atender suas respectivas regiões.
organizar estoque por seguimento?
Após organizar o estoque por região, as empresas organizam as mercadorias por seguimento. O objetivo é facilitar a separação das mercadorias para montar as rotas de entrega.
Veja alguns segmentos de produtos:
Limpeza;
Higiene pessoal;
Cereais;
Laticínios;
Material Elétrico…
organizar estoque por fornecedor?
Empresas que possuem poucos fornecedores, preferem organizar as mercadorias por fornecedores. Esta situação é comum para distribuidoras que trabalham com fornecedores exclusivos.
organizar estoque por movimentação?
Em algumas empresas, o volume de vendas e compras é tão intenso que os métodos de organização, acima, não são suficientes. Mesmo com os estoques organizados por região, seguimento e fornecedor. Pois, não importa o tamanho do estoque, existem mercadorias que demandam movimentação maior que outras. Assim, surge a necessidade de organizar as mercadorias por movimentação.
A organização do estoque por movimentação, consiste em alocar as mercadorias com maior movimentação, próximo da área de separação. Assim as demais mercadorias são organizadas distantes da área de separação conforme a sua movimentação de venda. O resultado é a redução do tempo de separação e organização, visto que, os estoquistas deslocam menos no estoque. Pois, as mercadorias com maior movimentação estão próximas, no estoque. endereçar o estoque? O desafio da gestão de estoque é possuir funcionários que conheçam a localização das mercadorias no estoque. Quanto maior o conhecimento, dos estoquista, da localização das mercadorias, menor será o tempo de separação das mesmas.
A maioria dos sistemas de gestão de estoque, possuem a funcionalidade de endereçamento do estoque. Esta funcionalidade consiste em descrever o endereço de cada produto, no estoque.
Endereço do estoque:
Corredor: para identificar o corredor das prateleiras de mercadorias;
Estante: numerando as estantes, no estoque;
Prateleira: numerando as prateleiras, no estoque.
Logo, o software, registrará no medido de venda o endereço de cada, conforme a seguir: C3-E5-P2. Este código significa que a mercadoria está localizada no corredor 3 (C3), na estante 5 (E5) e na prateleira 2 (P2).
O resultado deste método é que os funcionários novos não perdem tempo para localizar os produtos, no estoque. Pois, as mercadorias estão devidamente endereçadas.

Comentários