Problemas recorrentes do setor de vendas
- 5 Ideias Fred Dias
- 9 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023
Assista o vídeo, acima. Os resultados de venda, esperados, são alcançados através de estratégias comerciais que encantam os clientes. As empresas precisam ofertar produtos e/ou serviços de qualidade que atendam às necessidades dos consumidores. Mas, o desafio dos empreendedores é desenvolver equipes de vendas com foco em fazer melhor. Contudo, os empreendedores não conseguem executar suas estratégias comerciais devido à falta de comprometimento parcial ou integral da equipe de vendas. Assim, a falta de comprometimento da equipe produz problemas recorrentes que prejudicam os resultados.
Problemas recorrentes:
Os colaboradores não colaboram Empresas contratam pessoas para executar tarefas específicas com o objetivo principal de produzir resultados financeiros positivos (lucro). Estas pessoas podem executar diferentes funções, como:
Vendedor/Atendente: que conhecem todas as características dos produtos e serviços, para atender os clientes com excelência;
Auxiliar Administrativo: que executam todas as tarefas operacionais necessárias para entregar os resultados esperados;
Supervisor: com a missão de acompanhar as tarefas da equipe para garantir a entrega dos resultados planejados;
Gerente: necessário para avaliar as informações produzidas pela equipe. E assim, elaborar ou ajustar o planejamento estratégico com foco em vendas, processos operacionais e lucro.
São muitas funções que uma empresa pode precisar para vender produtos e serviços. Logo, os empreendedores contratam funcionários para executar tarefas em um período e remuneração previamente acordado. Mas, em muitas situações estes funcionários não trabalham com o mesmo comprometimento do empreendedor. Neste caso, o que devemos fazer? Devemos substituir os funcionários indisciplinados? Ou treinar os funcionários para alcançar a disciplina necessária?
Muitos empreendedores sofrem como o dilema de reconhecer que a equipe atual, não é a ideal. Quando reconhecem as limitações dos funcionários, os empresários, adião ao máximo a substituição da equipe. A consequência é trabalhar muito, resolvendo muitos problemas diários sem alcançar o resultado necessário para a sustentabilidade do negócio.
Concluo que os colaboradores que não colaboram comprometem os resultados ou provocam prejuízos. Assim, se o funcionário não executa as tarefas para as quais foi contratado, este deve ser substituído.
Não existem normas para o atendimento ao cliente
A sociedade é regida por leis humanas e divinas. Assim, as empresas são regulamentadas por diversas leis que devem ser obedecidas. A desobediência das leis geram consequências brandas ou rígidas. As consequências brandas vãos desde advertências verbais, multas, suspensões e similares.
As consequências brandas vãos desde advertências verbais, multas, demissões e similares.
As consequências rígidas são punidas com demissões, prisões, pena de morte e etc.
Em fim, muitas empresas enfrentam dificuldade na execução das tarefas operacionais, pois os colaboradores não são comprometidos em fazer melhor como foco nos resultados. O descomprometimento pode ser por falta de normas claras para regulamentar o comportamento no trabalho. Assim, os empreendedores devem elaborar normas de conduta ética, no trabalho, e disciplinar os funcionários que não as cumprir.
Lembramos que não adianta criar normas de conduta ética, no trabalho, sem a disciplina dos líderes para faze-las cumprir. Visto que, se não há punição, tudo é permitido.
Os vendedores se esquecem de fazer os clientes se sentirem especiais
Os empreendedores devem substituir os vendedores descomprometidos em fazer os clientes se sentirem especiais.
Lembrem-se que:
👍 Pessoas comprometidas em fazer melhor, pedem perdão pelos erros e prometem não errar mais. Elas dedicam-se a fazer correto da primeira vez e erram menos.
Pessoas descomprometidas fazem de qualquer maneira e justificam os seus erros com razões sentimentais. Elas, também, culpam outras pessoas ou situações muito fluxo de clientes para justificar seus erros.
Que tipo de funcionário você quer trabalhando em sua empresa?
Os colaboradores que trabalham BEM, NÃO SÃO ELOGIADOS
Os bons líderes, elogiam os bons funcionários em público e disciplinam em particular.
Em algumas empresas o número de funcionários descomprometidos é maior que dos funcionários comprometidos. Nesta situação, se o empreendedor não elogia os funcionários que trabalham bem, estes podem ficar desmotivados e equiparar o seu ritmo de trabalho com o da maioria.
Portanto, discipline os funcionários descomprometidos e elogie os funcionários comprometidos.
Os colaboradores que trabalham MAL, NÃO SÃO CORRIGIDOS
Os funcionários descomprometidos em fazer bem o seu trabalho, precisam ser disciplinados ou substituídos. Pois, do contrário, a empresa pode comprometer os resultados esperados (prejuízos), devido à equipe que não se preocupa em fazer um trabalho de excelência.
A equipe de vendas demanda a ajuda dos demais setores com frequência
Alguns empresários focam tanto nas vendas que não contratam funcionários para as rotinas administrativos de controle de gastos. A consequência é o descontrole do fluxo de caixa que compromete a sustentabilidade do negócio.
Outros empresários possuem uma equipe de vendas e administrativa, mas desloca todos para as vendas. Assim, os setores administrativos executam suas tarefas se sobrar tempo entre os períodos de pico, nas vendas. O resultado é descontrole dos gastos e comprometimento do lucro.
As estratégias comerciais são alcançadas quando bem planejadas e executadas por uma equipe de colaboradores dedicados em fazer melhor. - 5 Ideias Consultoria

Comentários